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5 sinais de que seu website não traz mais resultados

O redesign do website de uma empresa é uma ação que deve ter uma atenção toda especial, já que o website é sua “embalagem” no universo online.

O redesign do website deve ser pensado levando em consideração todos os aspectos valorizados pela empresa e a mensagem que deseja transmitir. Isso não significa que todos os recursos anteriormente explorados tenham sido ineficientes e tenham que ser descartados.

Redesenhar o website consiste em readequar esta ferramenta à realidade atual da empresa, potencializando os objetivos da estratégia de marketing da marca.

Relaciono aqui, cinco importantes argumentos que justificam o redesign do website que irão impactar no resultado do seu negócio.

1 – O conteúdo já não corresponde à realidade da empresa

Com o passar do tempo, as empresas vão se reinventando e se adequando ao mercado. O website deve acompanhar esta evolução. Apesar de o conteúdo quase não influenciar no design do site, ele influencia na ordem de leitura e prioridades de navegação.

2 – Os objetivos do site mudaram

É comum o realinhamento de objetivos dentro de uma empresa e desta forma o site se torna uma peça “isolada” na comunicação caso não seja atualizado. Ao invés de informações institucionais, uma empresa pode querer focar em um produto específico ou mudar o canal de vendas de B2B para B2C, entre outras possibilidades.

3 – O site não é funcional

Por uma questão de tecnologia utilizada em sua construção ou incompatibilidade de navegadores, o site não é funcional. A navegação é confusa e as informações não são claras para quem navega, o tamanho das letras é muito pequeno, dificultando a leitura, links “quebrados”, etc.

4 – Incompatibilidade com dispositivos móveis

Hoje em dia, a maioria dos usuáriso se utiliza de dispositivos móveis (tablets e smartphones) para a comunicação. Um site que não seja pensado para esses dispositivos é praticamente inconcebível no cenário atual. Quem nunca abriu um site no celular e as letras ficaram tão pequenas que o fez desistir de navegar? Exemplos não faltam...

5 - Mudanças nas estratégias de conteúdo

A verdade é que a estratégia por trás do conteúdo é uma das prioridades de qualquer website devido à sua contribuição para campanhas de SEO. Contudo, de que serve ter conteúdo de excelência se não for facilmente encontrado pelos visitantes?
Se o plano passa por alterar a estratégia de conteúdo, ou aumentar a produção para o blog é extremamente necessário que se faça um novo desenho do website, para que a linha de comunicação permaneça coerente.
Acima de tudo é imprescindível que os visitantes se sintam à vontade ao pesquisar e percorrer todo o website e, principalmente, que encontrem facilmente o conteúdo que lhes interessa.

Estes são alguns dos pontos principais que devem ser analisados para perceber se o website da empresa necessita de um novo layout, mais funcional e simples do ponto de vista da usabilidade.

Converse com seu departamento de marketing ou sua agência de publicidade para saber mais detalhes sobre esses e outros pontos importantes a serem considerados na hora dedecidir se é ou não a hora de promover um redesign no website de sua empresa.

Rogerio Moreira é Diretor da AgênciaPop Propaganda, de Campinas/SP.
É publicitário, jornalista, blogueiro e especialista em marketing pela FGV.


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