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Marketing em época de crise: chorar ou vender lenços?

Sim, ela está aí, não podemos negar. A crise atinge em cheio quase todos os setores da economia. Mas o que fazer neste caso: tornar-se parte da estatística ou enxergar novas oportunidades de tornar seu produto visível junto ao seu cliente e “sair na frente” quando o mercado se estabilizar?

Em momentos como este que o Brasil atravessa é preciso se reinventar e encontrar alternativas novas, pensar fora da caixa.

Vou relacionar aqui, 5 dicas de como rever seus investimentos em Marketing e manter seu produto ou serviço em evidência, independente do cenário econômico:

1 – Mantenha o foco no seu cliente

Em épocas de mercado em recessão, a primeira coisa que pensamos é em atrair novos clientes para aumentar o faturamento. Esta pode não ser a melhor alternativa neste momento. O ideal é dar mais atenção aos clientes que vocês já possui. Fazer um estudo e descobrir quais os produtos e serviços você pode oferecer a este cliente. Com certeza existe uma demanda na qual você poderá ajudá-lo e sempre passou desapercebido. Sem falar que para conquistar um novo cliente, seu custo é infinitamente maior: reuniões de apresentação, negociações de preços, construção de uma relação de confiança, etc.

Vender para quem já compra de você é muito mais fácil do que conquistar novos clientes.

2 – Mudar a forma e os meios de comunicação

Não vamos discutir aqui o resultado da TV, Rádio, Outdoor e Jornal. Com certeza trazem ótimos retornos, porém em tempos difíceis, essas mídias se tornam inviáveis para a grande maioria das empresas.

Que tal investir em Inbound Marketing? Mas o que é isso? Inbound Marketing é uma forma de pensar relativamente nova, baseada na ideia de compartilhamento e criação de um conteúdo de qualidade direcionado para um público-alvo específico, utilizando táticas de marketing on-line. É qualquer tática de marketing que se baseia em atrair o interesse das pessoas ao invés de “empurrar” o produto para o cliente, conforme o marketing tradicional (outbound).

Algumas das principais ferramentas utilizadas são Blogs, Social Media (Facebook, Twitter, Instagram, etc), E-mail Marketing, SEO, Landing Pages e outras ferramentas. Como este assunto é muito extenso (ótima pauta para um artigo exclusivo sobre esse assunto), sugiro procurar seu Consultor de Marketing ou sua Agência de Publicidade e se aprofundar no assunto. Vale muito a pena;

3 - Repense seus fornecedores

Veja bem, não se trata simplesmente de trocar aquele fornecedor de confiança por um outro que cobra um valor bem menor. Este procedimento pode lhe custar ainda mais caro, já que a qualidade do serviço pode não corresponder às suas expectativas, sem falar que vocês estarão construindo um relacionamento “do zero”. Uma iniciativa bem-vinda seria rever os contratos e diminuir ou cortar serviços não essenciais neste momento. Outra alternativa seria negociar a compra de um volume maior de produtos ou serviços, baixando o valor mensal investido. Seu Consultor de Marketing em conjunto com seu Gerente Financeiro poderão lhe apresentar infinitas alternativas para otimizar seus custos com fornecedores.;

4 – Equipe profissional e comprometida

Em momentos difíceis, muitas empresas focam em “cortar custos”, inclusive quando se fala em mão de obra da equipe. Quem nunca ouviu falar do sobrinho “que cuida do Facebook da empresa”? Ou do primo do cunhado que “faz sites”? Este tipo de procedimento é o que podemos identificar como um trabalho onde “o barato sai (muito) caro”.
Cerque-se de profissionais preparados para lhe ajudar a superar os momentos difíceis do mercado. Em se tratando de comunicação, jamais abra mão de um Consultor de Marketing ou de uma Agência de Publicidade. A regra vale para todos os departamentos da empresa;

5 – Trabalhe no contra-fluxo do mercado

Minha avó já dizia que por pior que a situação possa parecer, sempre tem um lado bom. Aproveite que o mercado está retraído e os concorrentes estão contidos e exponha ainda mais a sua marca. Ou seja, não é porque todo mundo está reclamando e esperando a crise passar que você deverá fazer o mesmo. Coloque sua criatividade em prática que não há crise que resista.

“Mar calmo nunca fez bons marinheiros”. Mãos à obra!

Rogerio Moreira é fundador da AgênciaPop Propaganda, de Campinas/SP, Publicitário, Jornalista, Consultor de Marketing, Blogueiro e Especialista em Comunicação pela FGV.

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