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O cartão de visitas e sua fundamental importância no mundo dos negócios

O cartão de visitas é um dos elementos essenciais no inicio de qualquer relacionamento comercial. No Japão, sua importância é tão evidente que o mesmo é recebido com as duas mãos. Já nos EUA é conhecido como “cartão de negócios” pois sua função é conectar empresas gerando negócios futuros. É a partir desta troca de cartões que os dois profissionais têm as primeiras impressões sobre o recém conhecido.

Todo mundo já ouviu a expressão “a primeira impressão é a que fica”, então algumas regrinhas são essenciais em relação a esta peça de marketing, tão pequena no tamanho e tão grande na sua importância:
Qualidade na impressão
Evite a impressão caseira (jato de tinta) e prefira a impressão off-set. Pode até custar mais caro mas a qualidade ali impressa representa (pelo menos neste primeiro momento) a imagem e a credibilidade de sua empresa.

Informações básicas

O cartão de visitas, este pequeno pedaço de papel tão importante, tem o dever de informar seu nome, sua empresa, seu cargo e uma forma de contato para que você possa ser encontrado posteriormente.

Destaque

O único elemento que se permite ter maior destaque que seu nome no cartão, é o logo da empresa. Ponto. Nada de listar os serviços prestados, foto da fachada da empresa, etc. Deixe isso para um panfleto promocional.

Sempre atualizado

Em caso de atualização de endereço, telefone ou cargo, providencie uma nova impressão. Nem pense em entregar cartões rasurados (já recebi um com corretivo branco e escrito com caneta por cima – risos).

Quando e como entregar

Em reuniões formais, entregue o cartão no início da conversa. Atente-se em entregá-lo com sua frente voltada para o seu interlocutor para facilitar sua rápida leitura. Para encontros informais, é permitido fazer a troca de cartões no final da conversa. Sem culpa.

Mantenha a cordialidade

Tome a atitude de oferecer o seu cartão mas não é considerado “cortês” pedir o cartão da outra pessoa em troca. Caberá a ela, naturalmente, retribuir sua atenção.

Demonstre interesse

Após receber o cartão, leia-o com atenção com o intuito de memorizar o nome da empresa e principalmente o nome da pessoa que se apresenta. Eu aconselharia ainda manter o cartão ao seu alcance durante a conversa para o caso de você se esquecer de alguma informação importante (eu sempre faço isso pois geralmente esqueço o nome, um segundo após a apresentação).

Esteja sempre preparado

E a principal dica de todas: JAMAIS se esqueça de levar seus cartões em qualquer tipo de reunião. Quem é do mundo dos negócios, faz contatos 24 horas por dia e a falta de um “simples” cartão de visitas pode colocar em cheque sua credibilidade e a imagem de sua empresa. Pense nisso.

Rogerio Moreira é empreendedor, fundador da AgênciaPop Propaganda, de Campinas/SP, Publicitário, Jornalista, Consultor de Marketing, Blogueiro e Especialista em Comunicação pela FGV

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