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Como criar um slogan de impacto para sua empresa

O slogan é utilizado na comunicação para ajudar a diferenciar o seu produto ou serviço da concorrência, além de transmitir o posicionamento da empresa no mercado em que atua. O slogan, que geralmente acompanha a logomarca, é, junto com o logo, uma das primeiras impressões que o público consumidor tem do seu produto. É a partir daí que ele começa a definir uma imagem em relação à sua empresa.

Frequentemente, sou consultado por empresas que ainda não tem um slogan ou ainda empreendedores que estão iniciando um novo projeto e têm a mesma dificuldade: criar um slogan que transmita o "DNA" de sua empresa, uma frase curta que “grude” na mente dos clientes, “sem explicar muito, mas ao mesmo tempo, explicando tudo”.

Quanto ao posicionamento, pode-se focar em algo tangível, como a agilidade na entrega, no caso de um restaurante delivery, ou intangível, como o sentimento de poder realizar um sonho hoje, através de um cartão de crédito, por exemplo.

Por isso, criar esta “simples” frase tão pequena, porém tão importante, requer auxilio profissional, com toda a certeza.

Vou deixar aqui cinco dicas essenciais para criar um slogan de forma profissional:

1 – Pesquise a concorrência

Veja o que outras empresas do mesmo segmento usam como slogan. Relacione pelo menos dez , liste as palavras-chave, adicione a esta lista as palavras que diferenciam o seu negócio e comece um longo exercício de criatividade formando novas combinações;

2 – Pense na sonoridade

É como se fosse uma música. As palavras (o ideal são no máximo seis) devem sair de forma espontânea, como se fosse um suspiro... naturalmente, fácil de falar e, principalmente, fácil de memorizar;

3 – Destaque as vantagens

Lembre-se: o consumidor tem poucos segundos para ler, entender e se identificar (ou não) com o seu slogan e sua marca, por isso é necessário ser direto. Tente dizer “o que oferecemos” e “como oferecemos”;

4 – Seja criativo, porém realista

Não caia na tentação de supervalorizar uma característica de seu produto ou serviço a ponto de não corresponder à realidade. Evite, com isso, problemas jurídicos no futuro;

5 – Não complique o simples

Já dizia Leonardo da Vinci: “a simplicidade é o último grau da sofisticação”. Portanto, concentre seus esforços na simplicidade. Frases muito longas confundem e não serão facilmente memorizadas. Não tente explicar tudo o que seu produto ou serviço oferece, pois provavelmente será impossível. Frase curta, rápida e de fácil dicção: esse é o segredo.

Por fim, lembre-se do valor que um slogan agrega para marcas como Bom-Bril, 51, Mc Donalds, Coca-Cola, SBP, Doril, TIM e muitas outras.

Com essas dicas e outros conhecimentos técnicos é possível construir um slogan realmente forte para o seu negócio, por isso, aguardo seu contato para tomarmos um café.

Rogerio Moreira é membro do BNI (Business Network International) onde ocupa a posição de Presidente do grupo BNI Cambuí, é empreendedor, fundador da AgênciaPop Propaganda, de Campinas/SP, Publicitário, Jornalista, Blogueiro e Consultor de Marketing com MBA em Comunicação Estratégica, tendo estudado em instituições como Puccamp, ESPM, Unicamp e FGV.
Além disso, é historiador autodidata, apreciador de vinhos, apaixonado por viagens e pela cultura francesa. É também maratonista e fotógrafo amador.


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