Blog

Networking, a melhor ferramenta de marketing para sua empresa

Praticar networking não é simplesmente realizar uma troca de cartões de visita. É muito mais que isso. É estabelecer novas conexões, criar novos canais para sua empresa, estar atento a novas oportunidades.... É ir muito além do VCL (Visibilidade, Credibilidade e Lucratividade).

Por experiência própria, garanto que os melhores negócios não acontecem dentro do ambiente corporativo, mas sim fora dele. Tenho um cliente que conhecí em uma corrida de São Silvestre; outro que me foi apresentado em um curso de vinhos; outro que conhecí em um treino de corrida e ainda outro que conhecí nas aulas de francês. Ou seja, conhecemos pessoas todos os dias e muitas dessas pessoas são empreendedoras, como nós. A pergunta é: em que momento você se oferece para ajudar essa pessoa? Como levar essa conversa para um ambiente profissional de forma natural? E principalmente, como converter esse contato em negócios atrativos (para as duas partes)?

Para muitos empresários, o networking é a melhor ferramenta de marketing, e não é muito difícil perceber porquê. Veja alguns benefícios de se fazer networking de forma correta e organizada:

• Cria novas oportunidades de negócios
• Divulga o seu negócio a novas pessoas
• Dá visibilidade a sua marca
• Fortalece o relacionamento com os clientes já estabelecidos
• Pode levar a oportunidades inesperadas
• Permite que você aprenda com a experiência de outros empresários
• Fazer novas amizades

E isto é apenas o básico. A boa notícia é que, existem muitas maneiras de fazer networking para a sua empresa. Cabe ao empresário/empreendedor, experimentar e testar para ver qual método se encaixa e funciona melhor para o seu modelo de negócio. Se você planeja ter um negócio de sucesso, mergulhe a fundo e inspire-se nas histórias vencedoras, o que essas pessoas e empresas estão fazendo diferente dos demais? Aprenda ainda com as histórias que não deram certo e estude os motivos.
Se não tem a certeza por onde começar, aqui vão algumas ideias.

Networking pessoal



Muitos empresários mantem-se comprometidos com o tipo mais conservador de networking, o tradicional evento ou grupo de networking, e isto se dá por uma boa razão: produz resultados. Seja networking com colegas do grupo, seja ao cumprimentar alguém com um aperto de mão sincero, contar uma piada, estabelecer empatia, e criar uma relação de amizade, são maneiras eficazes, testadas e aprovadas, de divulgar e fazer crescer o seu negócio. As pessoas gostam de trabalhar com pessoas que conhecem, e esta interação de ‘‘um-para-um’’ é uma enorme vantagem a esse respeito.

Networking na internet



Cada vez mais, o networking torna-se um networking social, e mais uma vez, não é difícil perceber o porquê. Além de entregarmos um cartão de visitas pessoalmente, podemos também fazer uma postagem no Facebook, Instagram ou Linkedin, por exemplo, e impactarmos milhares de pessoas ao mesmo tempo. Mas aí vem a pergunta: seria esta uma forma pessoal de contato? Definitivamente não! Mas o segredo e o desafio é realmente este: transformar um relacionamento online em um relacionamento offline, ou seja, uma oportunidade real de negócio.
Outra coisa muito boa em relação ao networking, e em particular com o networking online: Você é capaz de explorar mais facilmente a sabedoria/conhecimentos de muitas pessoas ao mesmo tempo ao participar de num grupo de networking online (esses grupos segmentados do Facebook, por exemplo). Obviamente que expôr o seu negócio a novos clientes é bom, mas talvez seja ainda melhor o fato de que você pode aprender com outros pequenos empresários, obter feedback das suas ideias, dar feedback, partilhar leads, entre outras coisas.
Existe uma grande variedade de grupos/comunidades na Internet nos quais você pode participar. Se ainda não faz parte de nenhum , busque por grupos de empresários do seu segmento, ou pequenos empresários de sua cidade, de empreendedores, etc. É quase que uma consultoria grátis, é só ter paciência e habilidade para saber explorar o assunto.

Por fim, deixo aqui meu conselho: esteja sempre aberto ao networking, pois você não sabe que oportunidades podem surgir à sua frente. Bons contatos e bons negócios!

Quer fazer networking comigo? Me envie uma mensagem

Rogerio Moreira é membro do BNI (Business Network International) atuando no grupo BNI Cambuí, de Campinas/SP, é empreendedor, fundador da AgênciaPop Propaganda, Publicitário, Jornalista, Blogueiro e editor do blog ParisSempreParis.com.br, Consultor de Marketing com MBA em Comunicação Estratégica, tendo estudado em instituições como Puccamp, ESPM, Unicamp e FGV. Além disso, é historiador autodidata, apreciador de livros e vinhos (não necessariamente nesta ordem), apaixonado por viagens e pela cultura francesa. É também maratonista e fotógrafo amador.


+ Artigos