Blog

Supere a timidez em suas reuniões de negócios

Sem marketing pessoal é quase impossível obter sucesso no mundo empresarial, por isso, reuniões de networking e encontro de empresários são ótimas alternativas para conhecermos novos profissionais, ter contato com outras empresas e claro, promovermos nossos produtos ou serviços. Mas, e se a pessoa é tímida, como ela irá obter um resultado positivo?

Recebi em meu escritório, um grande amigo e empresário que enfrenta exatamente esta dificuldade e me pediu uma orientação. Isso me inspirou a escrever este artigo que considero de grande valia para muitos empreendedores que dependem de sua imagem pessoal para o sucesso de seus negócios.

Listo abaixo, cinco alternativas para você superar esta barreira, apresentar suas ideias e alavancar os negócios de sua empresa. Confira:

1 - Saiba que as pessoas que estão lá não estão julgando você

A não ser que você esteja em uma banca examinadora, claro, o público não está avaliando sua apresentação. O que eles querem é o conteúdo e estão basicamente interessados só nisso.
Em geral, o público sabe menos que você sobre o assunto e na maioria dos casos você fará uma apresentação de um assunto sobre o qual você estudou – e muito – e os outros não. Muitas vezes ficamos inibidos pensando que quem está lá no público sabe mais do que nós e irá nos julgar porque erramos isso ou aquilo. Ou pior, levantar e nos corrigir no meio da palestra.
Mas não é verdade – até nas defesas de teses de doutorado, no geral, o apresentador sabe mais que o resto. Ter isso em mente lhe trará muito mais confiança na sua apresentação.

2 - Saiba identificar seus limites

Se você tem a habilidade de se comunicar mas prefere falar para um número reduzido de pessoas, não se aventure a fazer uma palestra para uma plateia muito grande. O resultado pode ser (muito) negativo para sua credibilidade. Todos temos limites e é muito importante você conhecer o seu.

3 - Prepare sua apresentação

Se precisar apresentar sua empresa, expor uma ideia ou plano de ações, procure ensaiar com antecedência o conteúdo a ser apresentado. Use e abuse de slides e anotações com palavras-chave para servir como “ganchos” para o que será demonstrado. Tente também prever possíveis perguntas que poderão ser citadas durante a reunião, dessa forma, você se sentirá muito mais seguro e confiante, além de ter “material extra” caso precise complementar alguma informação.

4 - Não tente esconder sua timidez

Tentar fingir que você está totalmente à vontade pode não ser a melhor estrategia. A dica é, já no início da apresentação dizer que não está acostumado a falar em público e que você tentará ser o mais específico possível. Isso irá inibir possíveis pré-julgamentos negativos e mostrará transparência de sua parte, além de demostrar um ponto positivo para quem assiste sua apresentação: pessoas tímidas tendem a ser mais diretas no assunto, tornando a apresentação mais breve e objetiva.

5 - Conheça o local antes da apresentação

Quanto melhor você conhecer o local no qual irá se apresentar menos intimidado irá se sentir. Mesmo que a apresentação seja na sua sala de reuniões ou em um auditório onde você esteve por várias vezes, as coisas são diferentes quando se está de pé, lá na frente e não no fundo da sala, como mero espectador. Por isso chegue um pouco mais cedo e fique um tempo exatamente no local aonde irá se apresentar, ainda que só seja possível fazer isso apenas por alguns minutos.

Rogerio Moreira é membro do BNI (Business Network International) atuando no grupo BNI Cambuí, de Campinas/SP, é empreendedor, fundador da AgênciaPop Propaganda, Publicitário, Jornalista, Blogueiro e Editor do blog ParisSempreParis.com.br, Consultor de Marketing com MBA em Comunicação Estratégica, tendo estudado em instituições como Puccamp, ESPM, Unicamp e FGV. Além disso, é historiador autodidata, apreciador de livros e vinhos (não necessariamente nesta ordem), apaixonado por viagens e pela cultura francesa. É também maratonista e fotógrafo amador.

+ Artigos