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Sua Marca pode ser responsável pelo sucesso de sua empresa?

Vale a pena investir um alto valor para o desenvolvimento de uma Marca?

Muitas pessoas torcem o nariz quando ficam sabendo que a Marca desenvolvida para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012 custou a bagatela de 545 mil Euros (eu sou uma delas).



O fato é que milhares de empresas mundo a fora investem cada vez mais em Marcas profissionais para suas empresas ou produtos.
Lembro que muitas vezes, o investimento se estende na aplicação da nova Marca, como embalagens, fachadas, material de mídia, papelaria, etc.
Empresas com a mínima visão de mercado estão dispostas a contratar empresas especializadas em pesquisa e desenvolvimento do ítem mais importante da empresa: a Marca. Vale citar também que existem muitas dúvidas entre o que é SÍMBOLO, LOGOTIPO e MARCA.

Confira abaixo, a diferença entre estas três expressões muito usadas e facilmente confundidas.



Estudos de mercado junto a consumidores de todo o mundo mostram que as Marcas que trabalham sua identidade apenas com o símbolo (ícone) tem resultados mais significativos em relação àquelas que trabalham com o lettering (nome) em sua comunicação.
Isso significa que, na teoria, o logo da Apple (somente a maçã estilizada) é mais fácil de ser identificado do que o da Coca-Cola (representado pelas letras compondo o nome), por exemplo.

O símbolo deve transmitir a imagem que a empresa ou produto deseja passar ao mercado. Por isso, deve refletir a simbologia de valores e benefícios funcionais que permitirão que as pessoas se identifiquem e se relacionem com a Marca.

Um exemplo recente é o Boticário, que passou a adotar em sua Marca a silhueta de um frasco de perfume, similar ao que será adotado para alguns produtos clássicos da Marca, assumindo assim uma nova linha de comunicação, remetendo a marca para as clássicas “Boticas” (veja abaixo).



A aplicação das cores



Dependendo do país e da cultura, as cores podem ser interpretado de diferentes formas. O verde pode fazer passar impressões tão distintas quanto inveja, doença, paz, confiança, saúde, natureza. Por sua vez, o vermelho pode passar a mensagem de paixão, mas também raiva e até luxo.

Por isso a cor pode ser algo complexo de se estudar e aplicar no design de Marcas. No que refere à percepção do masculino ou feminino, não há grandes diferenças, portanto se o seu produto é apelativo a ambos os sexos e sua empresa não é internacional, não se preocupe tanto com a cor. Foque no significado que a cor escolhida representa para sua empresa e o mercado consumidor com o qual ela se relaciona.



O apelo visual



Esse sim é muito importante, independente do mercado. O desenho de sua Marca deve, ao mesmo tempo, refletir os valores e benefícios de sua empresa ou produto e também ser de fácil percepção. Ou seja, as pessoas precisam reconhecer facilmente a sua Marca.

Veja abaixo, que a Marca da Mercedes-Benz é bem mais fácil de ser assimilada do que a da Alfa Romeo, que contém diversos elementos em sua composição.



Existe marca masculina ou feminina?



Sim, existe! Marcas com linhas mais retas e desenhos robustos tendem a ser associados a marcas masculinas, enquanto que letras mais finas e desenhos com mais curvas e movimentos podem remeter a marcas femininas.

Com a revolução cultural e sexual, a percepção das pessoas em relação ao que é consumido por homens ou mulheres mudou e esse é um assunto muito discutido em estúdios de design em todo o mundo. Portanto esse rótulo de marca masculina ou feminina não se aplica a todos os casos, ok?

Abaixo vemos exemplos de uma Marca masculina (AXE) e uma feminina (Avon).




O importante é saber quem é o seu público-alvo



Para nós, designers o importante é saber para quem estamos desenvolvendo uma determinada Marca. Por exemplo: se o seu produto vende para homens e mulheres mas 80% de suas vendas são para as mulheres, nosso foco será trabalhar uma marca para atingir esse público em primeiro-plano, já que se trata do consumidor-alvo.

Alguns pontos importantes a serem considerados na concepção de sua nova marca:



FORMA
Formas mais retas e robustas para o público masculino, ou letras mais finas e suaves, com movimento para o público feminino;

COR
As cores podem passar mensagens e significados diferentes de acordo com o país ou cultura local;

PERCEPÇÃO
O design deve ser simples para um rápido reconhecimento de seu produto ou serviço;

SIGNIFICADO
A empresa deve passar uma mensagem já no desenho do Logo (valores, serviços, etc);

CONTEÚDO
Um símbolo (desenho) aumenta muito a percepção da marca em relação a apenas o nome escrito.

Para encerrar e para responder a pergunta colocada no título deste artigo, eu diria que SIM, sua Marca é diretamente responsável pelo sucesso (ou não) de sua empresa. Portanto, trate o assunto com carinho e dê a este assunto toda a importância que ele merece.

Nota:
Todas as Marcas citadas neste artigo são de propriedade de seus respectivos representantes legais, servindo ao autor somente para ilustrar seu ponto de vista, sem nenhum vínculo comercial.


Rogerio Moreira nasceu em Santo André/SP, é empreendedor, fundador da AgênciaPop Propaganda, Publicitário, Jornalista, Editor do blog ParisSempreParis.com.br, Especialista em Design com MBA em Gestão de Marketing, tendo estudado em instituições como Puccamp, ESPM, Unicamp e FGV. É membro do BNI (Business Network International) atuando em Campinas/SP. Além disso, é historiador autodidata, apreciador de livros e vinhos (não necessariamente nesta ordem), apaixonado por viagens e pela cultura francesa. É também maratonista, fotógrafo amador e acima de tudo, um apaixonado pela vida.

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