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5 dicas de Marketing para pequenas empresas

Para quem tem um pequeno negócio, é um desafio empreender no Brasil. Quando se fala em Marketing, muitos se assustam pois logo associam esse termo com

1 - Propaganda Boca-a-Boca

As ferramentas de marketing são ótimas aliadas, mas nenhuma tem tanta credibilidade quanto a boa e velha boca a boca, que ganhou ares virtuais por meio das redes sociais.

Falar para seus amigos dos seus produtos, sua loja, seus serviços e ainda oferecer brindes para quem lhe procurar é uma ótima forma de conseguir clientes.

Tenha em mente que clientes também podem fazer a sua propaganda boca a boca, seja ela boa ou ruim e por isso, trate todos com igualdade de informações e serviços.

Todo mundo deve ser VIP em sua empresa e assim garantir uma boa propaganda direta de seus produtos e serviços.

Participe de reuniões de negócios, cursos da sua área, workshops e rodada de negócios. Você tem que ir até seus clientes potenciais e eles devem perceber a sua importância.

2 - Tenha sempre em mãos o seu cartão de visitas

Pode parecer antiquado, mas ter um cartão de visitas é mais importante do que você pensa. É uma ótima forma de ter em mãos uma ferramenta de marketing importante, divulgar o seu produto e serviço para os amigos próximos e também ser notado como um empresário. Um cartão de visitas age como duas formas de marketing: empresarial e pessoal. Por menor e mais simples que seja o seu produto, a ferramenta valoriza o seu trabalho e dá um ar mais profissional, também ajuda na divulgação da marca.

Além disso, é um marketing boca a boca e para isso basta entregar a alguns clientes e amigos para que possam divulgar (gratuitamente) o seu produto ou serviço.

3 - Tenha seu próprio Blog

Todo mundo ama blogs e os clientes assíduos adoram saber de novidades por meio deles. Uma boa dica é, mesmo tendo um site da empresa, ter um blog com bastidores, anunciando novidades e promoções, em um estilo mais informal como uma conversa com os clientes e parceiros para estreitar relações.

Não é preciso investir em ferramentas caras, podendo ser um blog gratuito. Se o fizer, não se esqueça de assinar seu e-mail com o endereço virtual do blog para aumentar sua visibilidade

4 - Guarde os depoimentos de clientes

Provavelmente você já viu em sites e lojas online, comentários de usuários falando como foi a compra. Essa é uma forma de marketing também.

Se você serve bem aos seus clientes, entrega os pedidos na data e tem boa qualidade de atendimento, por que não mostrar a outros clientes como você é bom? Uma dica é criar um espaço em seu site apenas para isso ou pode também divulgar em seu blog empresarial. Vale também solicitar um depoimento por escrito para aquele cliente especial... Quando alguém fala bem da sua empresa, o valor é muito maior.

5 - Faça caridade

Muito utilizado por grandes empresas, a caridade é também uma ótima ferramenta de marketing.

Para quem curte ajudar ao próximo, será uma ótima ideia e quem não se interessa pelo assunto, deve pensar como uma forma de passar uma imagem positiva de sua empresa.

Para o empresário pode ser um gasto desnecessário, mas para o público é uma grande marca dedicando parte do seu lucro para ajudar aos outros. Você vai ganhar espaço na mídia, sua marca será divulgada e novos clientes poderão vir muito em breve. Em alguns casos é possível um abatimento nos impostos. Consulte seu contador.

Rogerio Moreira nasceu em Santo André/SP, é empreendedor, fundador da AgênciaPop Propaganda, Publicitário, Jornalista, Editor do blog ParisSempreParis.com.br, Especialista em Design de Marcas com MBA em Gestão de Marketing, tendo estudado em instituições como Puccamp, ESPM, Unicamp e FGV. É membro do BNI (Business Network International) atuando em Campinas/SP. Além disso, é historiador autodidata, apreciador de livros e vinhos (não necessariamente nesta ordem), apaixonado por viagens e pela cultura francesa. É também maratonista, fotógrafo amador e acima de tudo, um apaixonado pela vida.




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