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Como funciona uma consultoria de marketing?

Contratar uma consultoria de marketing pode parecer uma alternativa não muito atraente para alguns gestores. Muitos querem distância do assunto, seja por experiências que não deram certo no passado ou por desconhecimento de como realmente funciona a mecânica desse tipo de serviço e seus reais valores.

Alguns empresários logo imaginam pessoas estranhas ao dia a dia da empresa que, além de cobrarem caro pelos serviços prestados, circularão pela companhia, investigando as práticas de gerenciamento e recomendando práticas inviáveis e de resultados questionáveis.

Se você pensa assim ou trabalha em uma empresa na qual a liderança reage dessa forma, preste atenção neste artigo, pois ele responderá para que serve e como funciona uma consultoria em marketing.

Consultoria em marketing – o que é?

A consultoria é um serviço prestado por especialistas nas mais diversas áreas do conhecimento. Seu foco pode estar, por exemplo, no design de uma marca ou de um produto, no layout de uma área de produção, na venda de um serviço ou na estratégia empresarial.

A consultoria em marketing prioriza o relacionamento de uma empresa com o seu mercado.

A contratação de tais serviços é uma iniciativa estratégica, uma vez que sua função primária é sempre melhorar a comunicação e o marketing da empresa.
Isso se faz a partir da gestão do relacionamento com clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros — assim como em relação aos concorrentes.

Como funciona a consultoria?

Os especialistas em marketing podem ter atuações bem diferentes acerca da melhor forma de conduzir uma consultoria. Por isso, o ideal é informar-se a respeito, pesquisando na internet ou procurando uma empresa especializada, para compreender como funciona a atividade sob a sua ótica.

De modo geral, as principais atividades dos consultores são organizadas em etapas específicas. Elas, muitas vezes, são distribuídas em um cronograma de trabalho, que prevê a realização do diagnóstico, do planejamento, da execução das ações e da avaliação de resultados.
Em uma fase prévia, o indicado é que sejam definidas as pessoas-chave da organização (líderes) e também os recursos (verba e estrutura física) que serão necessários para o desenvolvimento das atividades. O envolvimento das lideranças nas etapas da consultoria é tão importante quanto o envolvimento dos colaboradores.

Qual o propósito de uma consultoria?

A premissa de uma consultoria será sempre garantir o retorno do investimento que a empresa fez ao contratá-la. Isso ocorre à medida que o planejamento é executado, pois os recursos financeiros, materiais e de pessoal destinados às atividades começam a voltar ao negócio em forma de resultados obtidos.

Veja um exemplo prático: imagine que durante o diagnóstico em um restaurante, foi identificado que existia um baixo índice de retorno dos clientes ao estabelecimento por conta do mal atendimento. A consultoria indicou uma ação de endomarketing e um treinamento especializado em atendimento ao cliente para todos os colaboradores. Como resultado, a taxa de fidelidade aumentou em 36% nos primeiros 30 dias após a implantação da nova metodologia.

Assim que a etapa de análise de resultados mostrar os novos números, a empresa perceberá o valor do investimento retornando ao negócio.

Viu como é simples?

Quais os critérios para selecionar uma consultoria em marketing?

Alguns fatores são primordiais na hora de contratar uma consultoria em marketing. A dica é buscar por um parceiro de confiança, que tenha experiência e que transmita credibilidade. De preferência, indicado por alguém que ja o tenha contratado anteriormente.
Nessa relação comercial, o especialista precisará fazer um diagnóstico transparente, levar um planejamento tangível e propor uma avaliação de resultados baseada em indicadores realmente efetivos. Esse é o único caminho para uma consultoria em marketing transformar custo em investimento para sua empresa.

Quer saber mais?

Me mande um e-mail que eu irei solucionar todas as suas dúvidas: rogerio@agenciapop.com.br

Rogerio Moreira nasceu em Santo André/SP, é empreendedor, fundador da AgênciaPop Propaganda, Publicitário, Jornalista, Editor do blog ParisSempreParis.com, Especialista em Design de Marcas com MBA em Gestão de Marketing, tendo estudado em instituições como Puccamp, ESPM, Unicamp e FGV. É membro do BNI (Business Network International) atuando em Campinas/SP. Além disso, é historiador autodidata, apreciador de livros e vinhos (não necessariamente nesta ordem), apaixonado por viagens e pela cultura francesa. É também maratonista, fotógrafo amador e acima de tudo, um apaixonado pela vida.



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